7 Dicas para te manteres em forma enquanto viajas

Um dos grandes desafios de quem viaja é manter uma rotina saudável. Era uma grande preocupação nossa antes de viajar: como conseguir introduzir o exercício fisico no nosso dia a dia, já que estávamos habituadas diariamente a andar de bicicleta, correr ou ir ao ginásio. Para ambas, mais do que a aparência, é o sentirmo-nos bem connosco próprias. É a nossa forma de meditação, uma vez que temos dificuldade de o fazer de outra forma. Ajuda-nos a espairecer e a pôr a cabeça e pensamentos em ordem. Há muitas coisas que mudam no teu dia-a-dia enquanto viajas.

  • Se frequentas um ginásio, de repente não tens acesso a esse equipamento.
  • Se fazes jogging pelo teu bairro, de repente já não tens mais uma rota familiar.
  • Se estás habituado a preparar as tuas próprias refeições, de repente não tens uma cozinha ou frigorífico.
  • Se estás habituado a dormir bem na tua cama. Ora, isso pode mudar bastante quando passas a ter de partilhar um quarto com outras 6 pessoas e apanhar autocarros noturnos de 12 horas.

Processed with VSCO with c1 preset

Naturalmente que quando viajas, queres experimentar as comidas e doces locais e, claro, beber uma cervejinha para refrescar. Não te vamos mentir, é difícil não cair nestas tentações, mas não é impossível ser-se saudável enquanto se viaja.

Disciplina é a palavra-chave.  Equilíbrio é essencial e nada acontece sem força de vontade.

1. O exercício precisa de se tornar uma constante enquanto viajas. Não encontres desculpas. Encontra forma de te dedicares ao teu corpo nem que seja apenas 10 minutos do teu dia. Seja no dormitório, no parque da cidade, na casa de banho, ou na praia. Fazer jogging numa cidade nova, é uma ótima forma de conhecer a conhecer. Vai haver dias que talvez tenhas de acordar mais cedo porque já tens o dia todo planeado e outro dias em que só conseguirás dedicar este tempo às 11 da noite. Haverá, com certeza, outros dias em que isto não vai acontecer. Se já sabes que não vais conseguir, tenta ter uma dieta mais saudável nos dias anteriores para compensar.

2. Nunca comas duas refeições más seguidas. Se, ao almoço, te deixaste levar por aquele hamburger, compensa ao jantar com uma refeição mais leve. Opta sempre pela refeição mais leve ao jantar. Se tens de acordar às 7 da manhã no dia seguinte, talvez uma sopa e uma peça de fruta sejam suficientes! De manhã compensas com um bom e energético pequeno-almoço.

3. Snacks, snacks, snacks. Vai até ao mercado local comprar frutos secos e fruta, e não pacotes de batatas fritas ou chocolates. É essencial transportares snacks saudáveis contigo! Eles ajudam a acelerar o teu metabolismo e vão ajudar a que queimes mais calorias. Uma função importante dos snacks é também ajudar a manter o teu nível de apetite controlado, de modo a que não fiques com muita fome quando não encontras um sitio saudável para comer. Garantimos-te que vai acontecer mais vezes do que aquelas que gostarias.

4. Caminha em vez de usares transportes. Para além de perderes calorias vais conhecer outros cantos da cidade que de outra forma não irias conhecer. Tem cuidado por onde andas, não te deixes perder completamente, mas tenta usar mais as pernas para chegares onde queres.

5. Faz um detox de bebidas alcoólicas com alguma frequência. Sabemos bem que é difícil dizer não àquela cerveja que tão bem acompanha o final do dia. Vai sempre haver companhia para um cocktail e alguém que te vai perguntar se queres ir beber um copo. Por essa razão não te vamos dizer para não beberes de todo, porque sabemos que faz parte. No entanto, de vez em quando, tenta cortar as bebidas com álcool e opta por outras bebidas de baixas calorias.

6. Bebe muita água! Mantém-te hidratado… com água! Água é vida. Tenta beber pelo menos 2 litros por dia, pois além de te ajudar a controlar o apetite, ajuda também a reduzir a retenção de líquidos. Beber água torna-se ainda mais importante em climas quentes. Tem sempre contigo uma garrafa de água para usares como refill e conseguires controlar a quantidade que bebes por dia.

7. Relaxa e aproveita a vida! O mais importante é que desfrutes da tua viagem e te divirtas. É tão importante cuidar do nosso corpo como da nossa mente. Exercícios mentais de relaxamento, meditação, ouvir música, ou que quer que seja que te faça relaxar, fá-lo com frequência!

IMG_3218

Se tiveres alguns conselhos sobre este tema, comenta em baixo. Vamos gostar de ver o que tens para partilhar!

 

One thought on “7 Dicas para te manteres em forma enquanto viajas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s