CUBA: O guia para umas férias de sonho (VIDEO)

Screenshot 2019-02-01 at 17.59.02.png

Cuba é música, cores, é vida.

Já alguma vez te questionaste como seria viver sem internet? Não conseguir ouvir aquela música que te apetece mesmo ouvir naquele preciso momento. Ter de perguntar o caminho às pessoas na rua. Não saciar aquela curiosidade que quase mata, quando tens uma dúvida e o google te esclarece numa fração de segundos.

Viver. Viver 100% na realidade e no espaço que ocupas. Que bom que Cuba não tem internet!

Screenshot 2019-02-01 at 18.26.54

TUDO O QUE PRECISAS DE SABER ANTES DE IR

1. Wi-fi 

O dia em que chegámos a Cuba, foi o dia em que a internet móvel ficou disponível, no entanto, ainda bastante limitada! Consegues aceder à wi-fi em determinados lugares, mas pagas por cada hora de uso.

Não ter internet disponível traz também muitas desvantagens à população, como a falta de informação e oportunidades de trabalho.

2. Cartões Multibanco

Certifica-te que o teu cartão não é Americano – o Revolut, por exemplo, não funciona em Cuba, pois “faz ligação” com bancos Americanos.

3. Moeda

Cuba tem 2 moedas em circulação: CUC (Peso Cubano Convertible) e CUP (Peso Cubano ou (Moeda Nacional). Vai acontecer que vais pagar em CUC e receber troco em CUP – tudo bem! Percebe só quais as diferenças:

> CUC | esta moeda tem paridade com o dólar americano, ou seja, 1CUC é igual a 1 USD. É a moeda cubana mais forte e mais frequentemente usada em locais turísticos.

> CUP | a moeda em que os cubanos recebem os seus salários. 25 CUP = 1 CUC.

Todos os sítios aceitam as 2 moedas!

4. Onde Ficar

Há poucas cidades em Cuba que têm hotéis e, os que existem, não compensam o preço que se paga. Existem as chamadas casas particulares, que são as casas das pessoas. Normalmente são casas muito cuidadas e com pessoas muito simpáticas que fazem questão que tenhas a melhor estadia de sempre. Os quartos são simples, mas geralmente limpos.

Todas as casas particulares oferecem pequeno-almoço, com um custo adicional de 5 USD. E vai ser o melhor pequeno almoço da tua vida!

D6819FDB-CE30-4531-B25D-10E9D683A195.JPG

Aconselhamos vivamente as casas particulares. Entra primeiro para veres e decide depois se queres ficar. Há muita oferta e são facilmente identificáveis. Para além de proporcionar uma experiência mais autêntica, porque vais ter a oportunidade de estar próximo de locais, estás também a ajudar as famílias em questão.

5. Tranportes

Há um taxi em cada esquina. São também os táxis que te levam de uma cidade para a outra. Tenta sempre negociar o preço! Deixamos-te aqui 2 valores que te podem servir de referência:

> Circular em Havana: 5-10 USD (dependendo da distância)
> Havana – Trinidad: 35 -40 USD

6. Planear a tua viagem

É muito fácil deslocares-te de um sítio para outro. É também muito fácil arranjares sítio para ficar a dormir quando chegas a uma cidade nova – se o taxista já não te impingiu determinada casa particular, chegas à cidade e facilmente identificas as casas.

7. Segurança

Cuba é um país onde a criminalidade é muito baixa. Um país super seguro. Podes sentir algum desconforto, apenas porque vais sentir que os cubanos te vão querer vender tudo e mais alguma coisa. Diz que não e segue caminho!

LA HABANA

Tempo recomendado: 4 dias 

Havana é uma cidade com muito movimento, muita música, história e pessoas!

A cidade está dividida entre Havana Vieja e Havana Centro e há muita coisa para ver: desde o famoso restaurante Floridita ou a Boguedita del Medio, o museu da revolução, a Fábrica de Arte, ou mesmo as praias paradisíacas a 15 minutos de Havana (Playas del Este). Não vão faltar coisas para ver. Não te vamos dar um guia de Havana, já há muitos na internet, mas deixamos-te alguns conselhos que te podem ser muito úteis 🙂

IMG_7015.JPG

O que precisas de saber:

> Vais ouvir Buena Vista Social Club e “Guantanamera” em cada esquina por onde passares.
> Prepara-te para teres de dar uma gorjeta em cada uma dessas esquinas (anda com moedas no bolso!!).
> Fica atento! Os Cubanos vão falar contigo na rua, vão perguntam-te de onde és e, com a simpatia que lhes é muito própria, vais sentir que ele já é teu amigo! Depois vão-te querer levar ao restaurante “x”, que é um restaurante super típico e barato que os turistas não conhecem. No final vão-te pedir dinheiro ou então o restaurante dá-te um  menu mais caro para que o rapaz possa ficar com a comissão. Tem cuidado! Ninguém te vai fazer mal e até podes ter uma ótima experiência, mas vai sempre envolver dinheiro.
> Respirar poluição. Os carros antigos são muito bonitos e é tal como dizem, “parece que estás a viver dentro de um filme”. No entanto, nos filmes não se sente o cheiro da poluição, que é bastante intenso e, para pessoas com asma ou outras dificuldades respiratórias, pode ser determinante na qualidade das tuas férias.
> Não compres charutos na rua, apenas em locais certificados (se fores a Viñales, compra lá).

35A9BAB2-22DF-4204-AC17-79CE722DDC19 3.jpg

HIGHLIGHTS:

  • Restaurante Bodeguita del Medio: tens de ir beber o famoso Mojito aqui, o preferido de Ernest Hemingway. Tem sempre música ao vivo!

  • Malecón: passear pelo Malecón ao final da tarde.

  • Fábrica de Arte: art, música, comida e bebida! Para ir à noite – vê o programa antes de ires!

  • Museu da Revolução.

TRINIDAD

Tempo recomendado: 3-4 dias 

Trinidad, a cidade mais famosa da província Sancti Spiritus, foi considerada Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Passear em Trinidad dá a sensação de estarmos num filme antigo: casas coloridas de estilo colonial, carros antigos e coloridos e cavalos com carroças.

12DBA6B1-719D-4E77-821B-0C82D1BC9779.JPG

HIGHLIGHTS:

  • Casa de la Música: todas as noites há um show de musica ao vivo onde, depois de 2 mojitos, toda a gente se levanta para dançar salsa.

  • Playa Ancon: fica situada a apenas 10 minutos do centro da cidade vale a pena uma visita, é a imagem de um postal perfeito.  Podes ir de bicicleta ou de taxi.

  • Jantar na Taberna la Botija: come-se bem, os empregados são animados e todas as noites há uma banda de música ao vivo!

CIENFUEGOS

Tempo recomendado: 2 dias 

Cienfuegos foi fundada pelos Franceses em 1819. É uma das mais recentes cidades de Cuba e muito diferente do que se vê no resto do país, em termos de arquitetura. Considero uma paragem obrigatória para quem vai desde Habana até Trinidad. A melhor maneira de chegar é de taxi coletivo ou nos autocarros da ViAzul.

IMG_7016.JPG

HIGHLIGHTS:

  • Explora o centro histórico de Cienfuegos.

  • Passeia pelo mais longo Boulevard em Cuba até chegares à Plaza Jose Marti e aprecia a beleza dos monumentos nesta praça.

  • Visita o Palácio Ferrer, a entrada são apenas 2 CUC, e aprecia a vista sobre a cidade desde lá de cima.

  • Visita o Teatro Tomas Terry.

  • Punta Gorda, a 3Km do centro (vai a pé) está o bairro mais chique de Cienfuegos com grandes mansões de fachadas que vemos nos filmes.

VIÑALES

Tempo recomendado: 4 dias

Pinar del Rio é a província que dá lugar a Viñales, um lugar encantador onde se respira natureza. É também uma cidade, mas apesar de ser a capital da província, não é um lugar tão turístico como Viñales. É a região mais ocidental de Cuba onde os recursos naturais são abundantes, desde a cordilheira de Guaniguanico, o arquipélago de Colorados, praias encantadoras onde o mergulho é abundante, até ao famoso vale de Viñales. A região é famosa também pelas plantações de tabaco, onde se plantam as melhores folhas de tabaco do mundo, plantações de café e açúcar. É, sem dúvida, um paraíso a não perder!

Processed with VSCO with p5 preset

Quando se fala de Viñales aos Cubanos, o rosto deles muda de expressão…”ah, Viñales!”

Viñales é uma vila minúscula no meio de montanhas e vales verdes. Ali, reina calma e tranquilidade. Acredita que vais precisar depois de visitar Havana e Trinidad! Partindo de Havana de carro são apenas 2-3 horas.

O Vale de Viñales é formado por colinas, formações rochosas conhecidas por Magotes e pelo parque nacional, que foi considerado Património Mundial pela UNESCO. A cidade de Viñales é uma pequena vila formada por casas de famílias onde a alegria e o espírito de comunidade é uma constante. Existe apenas uma rua principal cheia de restaurantes, que aos sábados dá lugar a bandas de música ao vivo, tendas com cocktails, sofás e cadeiras onde os clientes se sentam. Por acaso calhou estarmos lá a um Sábado e ainda bem, porque foi muito giro ver a vila a ganhar outra vida!

IMG_7013.JPG

HIGHLIGHTS:

  • Parque Nacional de Viñales: aconselho vivamente que visitem o parque nacional a cavalo, se tiverem oportunidade. Aqui, os cavalos são bem tratados e não são explorados como em muitos outros lugares. Geralmente o passeio de cavalo pelo parque inclui visitas a plantações de tabaco, açúcar e café. Vais ter também a oportunidade de provar o rum que se fabrica nesta região.

  • Cueva del Índio: é das cavernas e grutas mais famosas de Viñales. Não fomos, mas ouvimos falar bem.

  • Cayo Jutia e Levisa: são duas ilhas que ficam apenas a uma hora de distância de Viñales e valem bastante a pena! São praias de areia branca e muito pouco exploradas.

 

Há muitos outros lugares em Cuba que, com certeza, merecem uma visita, no entanto este é o nosso trajeto recomendado para aproveitares bem e calmamente as tuas duas semanas em Cuba!

Partilha a tua experiência connosco 🙂

3 thoughts on “CUBA: O guia para umas férias de sonho (VIDEO)

  1. Filipa Pinto says:

    Olá meninas!
    Bom post, boas dicas, obrigada!
    Vou ficar em Havana 4 noites, e está a ser um bicho de 7 cabeças arranjar alojamento. Li que não é permito, por enquanto alugar apartamentos em Cuba a partir de Portugal (Airbnb), achei estranho. Os hotéis que tenho visto são todos caros e de fraca qualidade. Ou seja, tenho procurado casas particulares no booking, mas não aparecem comentários nem avaliações. Sugerem-me alguma? Em qual ficaram? Obrigada, beijinhos 🙂

    Like

Leave a comment