Trabalhar pelo Mundo: tudo o que precisas de saber sobre trabalhar enquanto viajas

Já não é novidade para ninguém que nos tempos de hoje é possível trabalhar enquanto se viaja pelo mundo.  Seguramente que já te passaram pela cabeça algumas destas perguntas: “Como posso ganhar dinheiro a viajar?”, ou  “Como sobreviver viajando?”, ou mesmo “Como é que eu posso viajar sem ter muito dinheiro?”. Todos já pensámos nisto uma vez na vida. Aqui eu vou tentar responder a algumas das tuas dúvidas relacionadas com este assunto. Garanto-te desde já que consegues tudo isto, só é preciso motivação e força de vontade. Há melhor que isto? Escolher onde queres ir, como queres estar, com quem queres estar, entre todas as possibilidades que existem no Mundo! Há muitas mais alternativas do que estas que eu vou adicionar aqui, mas isto já te vai dar uma ideia do que está ao teu alcance.

Voluntariado 

img_0837-e1540512385363.jpg

A tua dúvida é como podes viajar sem ter muito dinheiro? Podes poupar de tantas formas! O mais comum entre backpackers é fazer voluntariado num hostel. Normalmente oferecem-te estadia e refeições em troca de algumas horas de trabalho diárias. Além disso, tens a vantagem de teres um espaço onde podes criar hábitos e viver a cidade como um local. O tipo de trabalho pode variar bastante, entre receção, organizar atividades, bar, fazer camas, limpeza, ou mesmo fazer a gestão das redes sociais do hostel. Podes encontrar este tipo de trabalho no site Workaway, páginas do facebook ou falando diretamente com os hostéis. O mais provável é que se o hostel a que te diriges não está a aceitar voluntários, vão-te saber dizer quem está à procura. Eu já fiz isto duas vezes nestes 10 meses de viagem. Em Medellin fiquei num hostel onde o dono estava à procura de ajuda para gerir o facebook, instagram, etc, em troca de estadia grátis. Neste momento estou também como voluntária num hostel na costa das caraíbas, na Colômbia, como instrutora de ginástica. Organizo workout classes na praia todos os dias durante 45 minutos. Eu faria exercício de qualquer maneira, a diferença é que agora tenho companhia para o fazer. Em troca tenho estadia e refeições grátis e, claro, um lugar espetacular, rodeado de palmeiras e praia.

Couchsurfing

img_9590.jpg

Uma forma fácil de poupar em estadia e ter mais contacto com as comunidades locais é fazer couchsurfing, que consiste numa rede social que faz a ponte entre turistas que querem hospedagem grátis durante uma viagem e pessoas que se oferecem para receber  esses visitantes. Na verdade, isto é muito mais do que isso. Oferece-te a possibilidade única de viveres esse lugar e conheceres o que te rodeia com outra perspetiva.

Ensinar Inglês

lrg_dsc01564.jpg

O Inglês não é o forte dos sul Americanos, mas vontade de aprender não lhes falta. Há muita procura de pessoas que saibam ensinar Inglês. Esta opção tanto funciona como voluntariado como funciona como trabalho pago. Não precisas necessariamente de ter um exame profissional que te habilite a ensinar, desde que fales espanhol e inglês e tenhas alguma noção de como ensinar, estás habilitado! Podes encontrar isto também no site do workaway ou no site do goabroad  Há muitos mais websites onde podes encontrar este tipo de trabalho, estes são apenas dois que eu conheço.

Podes também ensinar inglês ou outra língua qualquer pela internet. Podes tornar-te professor no site Italki e ensinar a partir do lugar onde estás!

Online Freelance / Remote Work

lrg_dsc06704-e1540514846818.jpg

Online freelance é outra alternativa que permite que trabalhes de qualquer lugar (remote work). Claro que, para te enquadrares nesta opção, tens de ter conhecimentos nestas áreas que permitem que trabalhes apenas com internet e computador, seja marketing digital, design, gestão e escrita de conteúdos, blogger, serviços de tradução etc. Eu, neste momento, estou a trabalhar 5 horas por dia, de manhã, como freelancer em native advertising, que era o que eu fazia em Londres. Agora trabalho para uma empresa Americana, onde a diferença horária é apenas de 1 hora. Os websites upwork e fiverr são plataformas de trabalho de freelancing que conectam profissionais independentes com empresas ou profissionais à procura de ajuda. São ótimas opções se realmente tiveres experiência nestas áreas e estás à procura de um projeto.

Working Holiday Visas

Screen Shot 2018-10-25 at 19.52.10

Estes vistos funcionam para pessoas desde os 18 aos 30 anos, e em alguns países vai até aos 35 anos. Oferecem-te a possibilidade de trabalhar em alguns países, como a Austrália por exemplo, que é capaz de ser o país mais popular neste tipo de acordo. Podes ler mais sobre esta opção aqui.

Estas são as opções mais populares, mas podes também trabalhar num cruzeiro, fazer um work exchange se a tua empresa o permitir ou fruit picking, bastante popular na Austrália e muito bem remunerada. Como vês, ganhar dinheiro enquanto viajas não é impossível. Se fosse impossível, certamente que não haveria tantas pessoas de todas as partes do mundo a viajar e trabalhar enquanto exploram este mundo imenso em que vivemos.  Se tens mais alguma ideia, partilha!

One thought on “Trabalhar pelo Mundo: tudo o que precisas de saber sobre trabalhar enquanto viajas

  1. Francisca says:

    Olá suas lindas ❤
    O meu maior sonho sempre foi poder viajar de mochila às costas para poder conhecer pessoas novas, lugar novos, culturas novos, mas infelizmente a parte financeira não ajuda muito 😦
    Mas como para mim desistir é uma palavra que não consta de todo no meu dicionário eu sabia perfeitamente que para poder concretizar o meu sonho eu teria de trabalhar muito mas isso nunca me assustou pois para mim trabalho é coisa que não me assusta.
    Mas graças aos vossos conselhos eu agora sei que tenho muitas outras alternativas para me ajudarem a concretizar o meu sonho tal e qual como vocês concretizaram o vosso e de uma forma mais rápida e eficaz ❤ ❤

    Obrigada por todas as dicas e continuação de uma boa viagem
    Beijinhos
    https://franciscafernandes18.blogspot.com/

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s